FANDOM

Matt Groening
Matt Groening.jpg

Nome Completo

Matt Groening

Idade

59 anos

Origem

Portland, Estados Unidos

Profissão

Produtor

Data de nascimento

15 de fevereiro de 1954

Matthew Abram Groening ou simplesmente Matt Groening (Portland, 15 de fevereiro de 1954) é um cartunista norte-americano criador das séries de televisão Os Simpsons e Futurama'. Atualmente trabalha como consultor criativo de ambas, posição que mantém há vinte anos. Assim como Lisa Simpson, é vegetariano. Declarou em uma entrevista de 1999 ser agnóstico.

Matt Groening começou a conceber Futurama em meados da década de 1990. Em 1996, ele recrutou David X. Cohen, então roteirista e produtor do Simpsons, para ajudar no desenvolvimento do programa. Os dois passaram um tempo pesquisando livros de ficção científica, programas de televisão e filmes antigos. Quando apresentaram o projeto para a Fox em abril de 1998, Groening e Cohen já haviam desenvolvido muitos dos personagens e enredos. Durante este primeiro encontro,a Fox encomendou treze episódios. Pouco depois, no entanto, Groening e os executivos da emissora entraram em desacordo acerca do controle criativo a ser exercido pela Fox no programa. Com The Simpsons, a rede não tinha direito de intervir. Groening explica que, "Quando tentaram opinar em Futurama, eu simplesmente respondi, 'Não, faremos isso da mesma maneira que fizemos com Simpsons. E eles responderam, 'Bem, não é assim que negociamos mais'. E eu disse, 'Oh, bom, essa é a única maneira como eu negocio.'" Passada a fase de negociação, ele acabou recebendo a independência criativa que almejava.

Também no FANDOM

Wiki aleatória